Laboratório de informática jurídica - UFSC

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

6 de mai. de 2010

Testes de urnas eletrônicas com hackers terminam sem que haja invasão

Para realização do teste, foram utilizados 32 funcionários de diversos órgãos da administração pública (Procuradoria Geral da República, Tribunal Superior do Trabalho e Polícia Federal)
destaque para o seguinte trecho:
"É a primeira vez que o TSE expõe o sistema de segurança da urna eletrônica à avaliação técnica antes da votação.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, a falta de sucesso nos testes prova que eleitores não devem se preocupar com a segurança do sistema."

Finalmente, foi anunciado pelo ministro do TSE, Ricardo Lewandowski, um prêmio as melhores sugestões para melhoramento da segurança das urnas eletrônicas.

Disponível em: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/11/16/testes-de-urnas-eletronicas-com-hackers-terminam-sem-que-haja-invasao/
Acessado em: 06/05/2010

Comentário:
Os trechos enfocados revelam fatos preocupantes. Inicialmente, que esta é a primeira vez que a segurança é de fato testada de forma “ampla”, mesmo que restrita aos funcionários da administração pública. Posteriormente, nota-se que pela primeira vez, busca-se comprovar a legitimidade das eleições através da urna eletrônica, necessidade “não identificada” nos processos eleitorais anteriores. As causas desse fenômeno, entretanto “permanecem um mistério”.
Por fim, a proposta de um prêmio as melhores alternativas para ampliamento da segurança nas urnas é um ato controverso. Embora seja louvável a preocupação com a segurança, admite-se a incapacidade da garantia da mesma ou a falta de empenho por parte do órgão competente para que a mesma seja assegurada, precisando recorrer a práticas como essa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara. Não foi nesse teste ai que eles deram uma lista sobre que programas poderiam usar? xD