Laboratório de informática jurídica - UFSC

Novo portal: http://egov.ufsc.br/portal/

25 de nov. de 2010

Análise Site Governamental - Governo Distrito Federal - Brasília

O portal da Administração Regional de Brasília faz parte do portal do Governo do Distrito Federal .

O Portal tem um visual bastante agradável ao olhar. Tem objetivo informar tudo sobre o Governo do Distrito Federal e centraliza tudo em um só lugar: Links para todas as secretarias, empresas públicas e fundações do Distrito Federal.

No topo do site, você pode ajustar a apresentação de acordo com o seu perfil: Cidadão, Empresa ou Servidor. Dessa forma, toda a navegação também se adequará melhor ao seu perfil.

É possível entrar em contato preenchendo o formulário Fale Conosco. Poucas informações são solicitadas e sua mensagem é somente classificada como comentário, crítica, elogio ou sugestão. Não existem informações sobre prazos de resposta e nem políticas de comunicação.

Para falar com a Ouvidoria e tratar de assunto mais específico, tem um link no formulário de contato que quase passa despercebido. Você envia através de um formulário semelhante ao Fale Conosco e recebe resposta no email informado. Mais uma vez, não existem informações de prazos para resposta.

Vários serviços de comunicação só estão disponíveis através de chamada telefônica. Aliás, há um menu repleto de serviço por telefonia. A ligação é gratuita através do número 156.

A navegação está contida em menus enormes, cheios de opções, localizados na parte superior e inferior. O da parte superior é mais para sites externos das secretarias e com informações do governo e do turismo e o da parte inferior é para navegação interna, direta para os serviços ao cidadão ou empresa. Convenhamos, a estrutura dos menus não propicia uma boa experiência de navegacão, pois além de ter que rolar a página diversas vezes para cima ou para baixo é fácil se perder nos tantos assuntos.

Alguns links estão contidos apenas no centro da página principal. O link para todos os serviços está logo abaixo do menu com serviços, que só fica acessível na página inicial. Nem sequer está entre os links da navegação inferior e por isso, não é visível em todas as páginas.

O site da Agência Brasília, que é o site que centraliza as notícias está em um visual completamente diferente do da página do portal GDF. A navegação pelas notícias é por paginador, e filtro de período de datas. Mas a caixa da ferramenta de pesquisa fica apenas no canto superior direito do site, bem longe da sessão de notícias.

Algumas páginas mais internas perdem completamente a navegação. Para retornar é preciso utilizar o botão do navegador e você poderá ser supreendido com janelas pulando na sua frente, pois vários links apontam para páginas fora do site, que não se integram ao portal.

Outra coisa bastante interessante da navegação é que as migalhas-de-pão são apresentadas no rodapé da página, e não na parte superior, como é convencional. Acho realmente que o site está trocado de cabeça para baixo e talvez você consiga melhorar sua experiência olhando o site também de cabeça para baixo!

Nas notícias apresentadas na página principal só é possível ver os títulos e nada mais. Nenhuma introdução. A notícia mais recente no momento que acessei era do dia 7/outubro e já estamos em 24/novembro e por isso não posso falar que as notícias estão sendo atualizadas.

Na página principal do site tem uma enquete sobre o Novo Site do GDF. O usuário escolhe entre as opções Ótimo, Bom e Razoável, mas não permite ver o resultado da enquete parcialmente.

Infelizmente o site não funciona com o navegador ajustado com JavaScript desabilitado e somente apresenta uma página em branco.

Os botões de ajuste do tamanho das fonte no momento da avaliação também estavam trocados: O de diminuir servia para aumentar e o de aumentar, servia para diminuir.

As páginas são apresentadas em português brasileiro, mesmo no site da Secretaria de Turismo. Não há suporte para outras línguas.

O resultado final da avaliação não é satisfatório, mas por ser um site novo, espero que evoluam e passem a oferecer uma melhor experiência, principalmente de navegação (a parte visual está ótima!). Vários recursos podem passar despercebidos quando não há uma boa navegabilidade. A integração dos diversos portais também é importante.

Nenhum comentário: